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sábado, 19 de dezembro de 2009

DJANGO REINHARDT


Django Reinhardt (1910-1953) foi surpreendido e emocionado várias gerações de guitarristas e amantes do jazz com o seu comando incríveis da guitarra. 24 de janeiro de 1910 na Bélgica Liberchies, Django nasceu para o ar livre, caminhadas estilo de vida de seus pais cigana. Na idade de oito anos, do clã de sua mãe estabelecido perto da cintura de muralhas que cercavam a antiga Paris, perto do portão de Choisy. Ele nunca usava um terno ou viveu em uma casa real até que ele tinha vinte anos. Estes ciganos francês ou manouches eram um mundo para si mesmos, medieval em suas crenças, e desconfiados da ciência moderna. Django cresceu neste mundo de contradições, um pé na movimentada cidade grande de Paris e outro na idade antiga vida do cigano nômade. Embora nascido na pobreza Django tinha a alma de um nobre e esta elegância natural de rumo e atitude manifestou-se em sua música.

Foi em uma idade precoce Django se atraído para a música. Quando doze anos de idade, ele recebeu seu primeiro instrumento, um banjo e guitarra que lhe foi dado por um vizinho que havia notado o seu interesse em música. Ele rapidamente aprendeu a tocar, imitando os dedilhados de músicos que ele assistiu. Ele foi logo surpreendendo os adultos com a sua habilidade no violão, e antes que ele tinha treze anos, começou sua carreira musical tocando com o acordeonista popular Guerino em um salão de dança na Rue Monge. Ele passou a jogar com inúmeras outras bandas e músicos e fez suas primeiras gravações com o acordeonista Jean Vaissade para a Empresa Ideal. Desde Django não sabia ler nem escrever, ao mesmo tempo "Jiango Renard" foi como o seu nome apareceu esses registros.

Em 2 de novembro de 1928 um acontecimento que mudaria para sempre a vida do Django. À uma hora da manhã Django a 18 anos de idade retornou de uma noite de música tocando em um clube novo "La Java" para a caravana que agora era a casa dele e de sua nova esposa. A caravana estava cheio de flores celulóide sua esposa tinha feito para vender no mercado no dia seguinte. Django ao ouvir o que ele pensava que era um rato entre as flores dobradas para baixo com uma vela para olhar. O pavio da vela caiu nas flores altamente inflamável celulóide ea caravana foi quase que instantaneamente transformado em um inferno feroz. Django envolveu-se em um cobertor para protegê-lo das chamas. De alguma forma ele e sua esposa fez em toda a sala em chamas com a segurança externa, mas sua mão esquerda, e do lado direito do seu joelho até a cintura ficaram seriamente queimadas.

Inicialmente, os médicos queriam amputar a perna, mas recusou-se Django. Ele foi transferido para um lar de idosos, onde o atendimento foi tão bom a perna dele foi salva. Django estava acamada durante dezoito meses. Durante esse tempo ele recebeu uma guitarra, e com grande determinação Django criou um novo sistema de digitação toda construída em torno de dois dedos da mão esquerda que tinha total mobilidade. Seu quarto e quinto dígitos da mão esquerda estavam permanentemente ondulado para a palma da mão, devido ao encolhimento dos tendões do calor do fogo. Ele poderia usá-los nas duas primeiras cordas da guitarra de acordes e oitavas, mas a extensão completa destes dedos era impossível. Sua solando tudo foi feito com os dedos indicador e médio! Film clips of Django mostrar sua técnica a ser graciosos e precisos, quase desafiando a crença.

Django foi influenciado pelo jazz recordings of Eddie Lang e Joe Venuti, Louis Armstrong e Duke Ellington. Esta nova música encontrou um lugar profundo no coração do Django. É desde que o veículo perfeito para o seu talento para a improvisação. Django raramente ou nunca jogou um solo da mesma maneira duas vezes. Inúmeras gravações provam que isso é verdade. Seu gênio criativo não só era de que o improvisador mestre, mas também a do compositor, e ele pode ser creditado com inúmeras peças, com belas melodias e sofisticado, sutil estruturas harmônicas. No entanto, o Django não sabia ler nem escrever notação musical, e ele estava à mercê de outras pessoas que poderiam obter suas idéias no papel.

1934 provou ser o ano mais importante de sua vida. O Quinteto do Hot Club de França nasceu! Com o destino teria ele, o Quinteto foi formado por um encontro casual de Stéphane Grappelli e Django. Um grupo de catorze músicos, incluindo Django, Stéphane, Roger Chaput, e Louis Vola foram contratados para jogar no Hotel Cambridge na hora do chá. Durante o intervalo Django iria encontrar um canto bastidores e tocar sua guitarra. Um dia, juntou-se Stéphane e ambos foram tão satisfeito com a troca que passou a tocar juntos mais e mais freqüentemente acompanhado por Roger Chaput (guitarra), Louis Vola (baixo) e, eventualmente, Django's brother Joseph (guitar). Uma pequena gravadora Ultraphone gravou seu primeiro lados Dinah, Tiger Rag, Oh Lady be Good, and I Saw Stars. Esses primeiros registros causou sensação! O Quinteto foi sobre gravar centenas de lados e teve uma sequência de ambos os lados do oceano.

1939 encontrou o Quinteto turnê na Inglaterra, quando a guerra eclodiu. Django voltou a Paris, enquanto Stéphane permaneceu na Inglaterra. Django tocou e gravou ao longo dos anos de guerra substituindo clarinete Hubert Rostaing para violino Estêvão. Ele de alguma forma evitar o destino de muitos de seus parentes que foram para as suas mortes nos campos de concentração nazistas. Após a guerra, ele foi e voltou por Stéphane eles novamente tocou e gravou. Ele excursionou com Duke Ellington na América e voltou a Paris, onde continuou sua carreira até 1951, quando aposentou-se para a pequena aldeia de Samois sur Seine.

Em 16 de maio de 1953 Django sofreu uma hemorragia cerebral massiva e morreu, deixando para trás sua esposa, Sophie e filho Babik. Sua música continua a ser tão vital e excitante de hoje como era quando ele viveu, um legado de alegria para todas as gerações futuras que redescobrir a genialidade do belga cigano Django Reinhardt.

Joseph Dinkins