PARA DESLIGAR O SOM - CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ciganos - Você sabia???


*         
     Ciganos

Um povo que sobreviveu à Inquisição e ao nazismo, os ciganos carregam consigo, além da vasta cultura de milhares de anos, as marcas desta sobrevivência, agora transformada  em resistência. Espalhados por todo mundo ainda vivem à margem da sociedade, sofrendo um preconceito que se arrasta através dos tempos.

No Brasil esta realidade começa a ser alterada e milhares de ciganos já gozam dos benefícios garantidos pela  Lei 11.790/2008 que lhes garante acesso fácil e prático à regularização de seus registros civis. Em reportagem produzida em parceria com o fotógrafo João Marcos Rosa para Revista National  Geographic (Dez/2009), a jornalista Ana Paula Carvalhais informa que apesar do pouco conhecimento sobre a população cigana no país, estima-se que seu número alcance a marca de 1 milhão de pessoas. O estado de Minas Gerais é o lar de mais de 450 mil deles, segundo o Centro de Cultura Cigana de Juiz de Fora, interior de Minas.

Registrando a cultura e o cotidiano deste povo, o fotógrafo documentou uma comunidade cigana estabelecida há 20 anos nas imediações do bairro São Gabriel, em Belo Horizonte/MG. Com uma população flutuando entre 150 e 200 indivíduos, o grupo da Família Kalon mantem 40 tendas na região e responde à liderança de Ronan, cuja família foi registrada por Rosa nas imagens que seguem abaixo.

Texto e Imagens:  Nitro Imagens