PARA DESLIGAR O SOM - CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

UMA PINTORA CIGANA

UMA PINTORA CIGANA: JUDEA HERÉDIA...

Judea Herédia nasceu  no bairro do Albaizin,em Granada em 1975,numa família cigana. Seu avô materno era escultor e, desde os quatro anos  de idade Judea conviveu com a arte no ateliê  dele, no Sacromonte. Luís Herédia Amaya era um escultor cigano de sucesso e professor de anatomia artística, esculpindo retratos de “payos” e de ciganos, toureiros famosos, cantores, dançarinos e dançarinas de Flamenco. Com  o avô, Judea aprendeu as primeiras noções de desenho, fazendo retratos em carvão em seus cadernos . Ao ver o avô esculpindo retratos de “payos”ela afirmava resoluta que só iria desenhar ou pintar gitanos...
Judea nasceu surda e encontrou na sua carreira enormes dificuldades. Mas, pelo caráter firme e decidido, herança do seu sangue cigano, a moça conseguiu vencer e ter grande sucesso.
Aos doze anos, Judea entrou na Escola de Artes e Ofícios Artísticos, iniciando seus estudos de desenho e pintura. Dois anos depois, com14 anos ingressou na Faculdade de Belas Artes de Alhambra em Granada para aperfeiçoar sua técnica, e aos dezoito já dominava  de maneira excepcional  o uso da luz e da sombra, mostrando já o seu  talento nas cores vibrantes de seus retratos. A força, a emoção e a clareza de objetivos demonstrados por ela ao longo de sua carreira deixam transparecer  suas raízes ciganas.Tendo nascido com graves problemas auditivos, o que a torna parte de uma das minorias, a os deficientes físicos;ela também pertence a uma das minorias étnicas mais discriminadas do mundo :os ciganos...Junte-se a isso o fato de também ser mulher e, teremos  um atestado de insucesso e dificuldades intransponíveis  para uma pessoa comum!
Entretanto, através de sua coragem e persistência, muita dedicação e amor ao seu trabalho, esta jovem pintora de sangue cigano conseguiu vencer e, após uma carreira de sucesso  com muitas exposições em Universidades e encontros de arte internacionais Judea Herédia é considerada uma das cinqüenta mulheres ciganas mais importantes no mundo.
Através da linguagem universal da Arte a pintora cigana derrubou todas as barreiras culturais e de comunicação, dando a todos os ciganos  e não-ciganos um exemplo  de força de vontade e determinação. A artista plástica superou todos os preconceitos e dificuldades com muita coragem, alegria e entusiasmo  e, segundo sua mãe, Luisa Herédia, a jovem  mostrou  que os ciganos não só cantam e dançam, mas também pintam e, muito bem. Numa entrevista em 2003, ela diz: “A arte não entende de etnias nem de raças. A arte é um idioma universal. A arte é a base para todo entendimento . Não se necessita nem de idiomas, nem de palavras. Todos os povos se entendem através da arte.”

Fonte:(ALGUNS TRECHOS DA BIOGRAFIA DA PINTORA FORAM EXTRAÍDOS DO SITE "ENCUENTRO CULTURAL GITANO)